sábado, 4 de outubro de 2014

Sétima arte: Christiane F. + outras dorgas

Quem ainda usa essa palavra "Dorgas"? Só para deixar claro: eu não sou tão orkuteira assim, aliás, muitas gírias que uso aqui é de brincadeira (zoação, zuêra, brinks, ou sei lá como vocês falam...), mas deixo claro de novo que respeito quem ainda usa essas gírias de orkut. Sou da Paz e do Amor, aceito todos no meu coração. Ok, falou, beleza, vamos lá!

Eu adoro assistir filmes sobre drogas/drogados, mas OPA CALMA, não que eu seja uma (e se eu fosse também, tanto faz) mas é que eu gosto de assistir filmes sobre o assunto, tenho curiosidade de ver como os atores interpretam, e mais ainda, gosto de ver como o filme mostra toda essa realidade.  


O primeiro filme que eu assisti sobre o assunto foi Christiane F. Nunca me esqueço, não só por ter sido o primeiro, mas sim porque eu era muito nova quando assisti e admito que fiquei um tanto quanto abalada. Não conhecia esse "mundo". E quando você é criança drogas é uma coisa muito longe da sua realidade - pelo menos era da minha, na época. Hoje, mais velha, vejo drogas indo a pé para a faculdade, em festas, em tudo quanto é canto! Não é mais uma coisa tão desconhecida. Mas naquele tempo era! E como me chocou assistir a esse filme. Lembro que fui no sebo com a minha mãe e vi o VHS escrito "Christiane F. 13 anos, Drogada e Prostituta", óbvio que isso me chamou a atenção (Bizarro mesmo é pensar que colocaram esse nome aqui no Brasil para "espantar" o filme dos menores de 18 anos, haha). Minha mãe também olhou para o VHS e disse "Nossa, eu já li o livro sobre essa menina. Na época foi um bafafá!" e eu inocente criança perguntei "Posso ler?" Não li na época, mas assisti ao filme no Youtube. Re-assisti com a minha irmã depois de um tempo. Até hoje considero um dos melhores filmes sobre o assunto. 

Christiane F. é uma menina que entra para o "mundo das drogas" aos 13 anos, e para conseguir sustentar o seu vício ela começa a se prostituir. O filme é de 1981 e mesmo assim ainda assusta algumas pessoas. A música Heroes do Bowie compõe a trilha sonora. No filme mostra toda a sua trajetória e acredite: essa mulher ainda está viva! E até escreveu outro livro (Minha Segunda Vida). A nova versão do livro contem fotos dos amigo de Christiane que morreram por causa da heroína. Sim, tem foto da amiga dela morta em um banheiro da Estação Berlin Zoologischer Garten. Para quem tem curiosidade (assim como eu tive) de saber como essa menina sobreviveu, também saber a razão do filme ter criado - como diz minha mãe - esse "bafafá", vale a pena assistir! 

Outros filmes (muito bons) sobre o assunto:
Candy (2005)
Trainspotting (1996) 
Diário de um Adolescente (1995)
Réquiem Para Um Sonho (2000)
Kids (1995)

2 comentários:

  1. Acabei de descobrir seu blog e estou apaixonada! Além de eu ser uma apaixonada por literatura, assim como você, parte dessa paixão foi por conta desta postagem. Eu sou fã da Christiane, ela inspira muito a minha vida e adoro conhecer gente que teve a vida mudada por ela. Beijos!

    Escolhas Alternativas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela não me "inspira", mas foi com a história dela que eu conheci uma parte do mundo. Aliás, todas essas histórias "fortes"(seja sobre viciados em drogas, serial killers, etc) me mostram a real sobre o mundo, que muitas vezes, é desconhecida (principalmente na infância, né). Então sempre lembrarei e recomendarei este filme, por ser uma boa história (um bom filme) sobre a realidade.
      Obrigada por comentar e volte mais vezes! hehe =)

      Excluir

Lamentações, críticas construtivas, compartilhamento de felicidade são sempre bem-vindos! =)