domingo, 4 de janeiro de 2015

Sobre o monstro chamado Balança + Dicas óbvias, porém válidas!

Desde muito novinha eu sempre tive problemas com a balança, mais que isso, sempre tive problemas com a saúde. Já criança descobri que tinha hipotireoidismo (a glândula da tireoide não produz hormônios suficientes para a necessidade do organismo). Por sorte descobri isso quando era pequena e já comecei o tratamento, tive que tomar remédio todos os dias para conseguir equilibrar o hipotireoidismo. Tendo isso dificulta um pouco a perda de peso, pois meu metabolismo era mais lento do que o normal. Mas não, eu nunca usei o hipotireiodismo como desculpa por ser gordinha (sei que muuuuita gente faz isso!). E é pensando nessas pessoas que eu resolvi escrever esse post! 




As academias em Janeiro ficam lotadas, cheio de pessoas que fizeram promessas de ano novo para emagrecer até o carnaval, ou até a praia no fim das férias. Acho que o primeiro erro para quem quer emagrecer está aí: colocar uma data! Todo mundo quer tudo muito rápido, muito fácil, e não é bem assim. Precisa de tempo, esforço, e muita paciência! Mas como eu, uma pessoa que não é magérrima estou dando conselhos de perda de peso? Porque eu já fui gorda, gordinha, e hoje diria que sou uma semi-gorda (ainda preciso perder uns quilinhos). E como eu disse, desde pequena sempre tive problemas com a balança, então eu sei como é ser gordinha, ter baixa auto-estima, ir à trilhões de nutricionistas, fazer todas as dietas existentes, etc e tal. Também aprendi que emagrecer é fácil, difícil mesmo é manter! E mais difícil ainda é perceber que para emagrecer precisamos fazer isso por nós mesmos e não porque os outros querem. Nós temos que querer! Nós temos que ter força de vontade! Se não nada disso irá adiantar. Você precisa mudar toda a sua cabeça se quer realmente emagrecer e manter o seu peso.

Em 2014 perdi 12kg em 3 meses. Fiz uma dieta super restrita (cortei doces, refrigerante, massa, etc). Comecei em uma academia, fiz um treino específico para emagrecer, e também fiz natação. Se tudo isso valeu a pena? Sim! Aprendi que nós só conseguimos as coisas com muita força de vontade e que tudo tem que partir de você! O que me deixou mais contente foi que mesmo depois de emagrecer eu consegui manter o meu peso! Foi difícil, porque no meio do ano eu me mudei para São Paulo, larguei as atividades físicas e a nutricionista. Consegui me manter com a alimentação! E na parte física eu fiz umas mudanças básicas, por exemplo: trocar a escada rolante por escadas, ir à pé ao invés de ir de carro, etc. 


O engraçado é que eu sempre tive preconceito com academias. Odiava! Achava que as pessoas iriam rir de mim e que eu me sentiria um peixe fora d'água, mas não! Porque todos estão na academia com um propósito que é: se manter saudável! Então para você que também tem preconceito e/ou vergonha, vá um dia, leve uma amiga com você! Ou vai caminhar, andar de bicicleta, skate, patins, whatever. Faça alguma coisa! Para este ano eu pretendo continuar com as atividades físicas, voltar em uma academia (o meu corpo sentiu muita falta disso!) e tentar manter uma boa alimentação (não faço mais dietas, apenas tento ter controle do que como).

Deixo aqui algumas dicas para quem está nesse processo de querer manter o peso ou está iniciando uma dieta (ou criando coragem para isso)!

Dica número 1: Não tente fazer dietas malucas! Aquelas de revistas, sabe? Pode até ser que funcione, mas com certeza as chances de você engordar de novo são bem grandes! Recomendo ir à uma nutricionista, ela falará exatamente o que você deve ou não comer, sem contar que ter um acompanhamento é sempre bom! Se você não está com condições financeiras para ir à uma nutricionista, pesquise! A internet está cheia de informações valiosas. Tente se informar um pouco mais sobre os alimentos. Mas não siga uma dieta maluca!

Dica número 2: Pense antes de comer! Quantas vezes você já comeu por gula? Muitas vezes nós comemos por vontade e não por necessidade. Você não precisa - e nem deve - se privar de tudo! Mas pense bem antes de cometer um erro. Por exemplo: você comeu 1 pedaço de bolo, mas o bolo estava tão bom que você ficou com vontade de comer mais 1 pedaço. Aí que vem a hora de pensar: Eu preciso desse segundo pedaço? Eu já experimentei, já comi, não preciso comer mais 1 pedaço por pura gula!

Dica número 3: Não deixe os amigos e/ou família atrapalharem a sua dieta. Incrível que é sempre as pessoas que mais falavam pra gente emagrecer que querem sabotar a nossa dieta. Sempre tem aquela pessoa que fala "Vai, come, só um pedaço, não dá nada! Fiz pra você! Blablablá". Não deixe que outras pessoas façam a sua cabeça, nessa dica você tem usar a dica número 2, pensar antes de atacar!

Dica número 4: Leia os rótulos da embalagem! Juro, quando você começa a ver quantas calorias tem cada coisa que você come, você percebe o quanto estava ingerindo! Não precisa virar a Louca dos Rótulos, mas prestar a atenção neles faz muita diferença.

Dica número 5: Não é por ser light e/ou integral que você pode abusar! As vezes a gente pensa que por um alimento ter poucas calorias, a gente tem a "permissão" de comer mais. Só-que-não! Não exagere!

Dica número 6: Deixe de desculpas! Se tem uma coisa que nós fazemos (e muito!) é se encher de desculpas só para não fazermos algo, por pura preguiça ou falta de vontade. Para conseguir deixar essas desculpas de lado é difícil, mas só poderá ser feito se você realmente focar no seu objetivo e ser persistente. Então deixe de desculpas, ache uma motivação, seja positivo, olhe para o seu objetivo e siga em frente!

Dica número 7: Como eu já disse, faça isso por você! Pela sua saúde! Não faça isso apenas por estética, faça para se manter saudável e bem consigo mesma. Ficar viciada em balança faz mal! E muitas vezes não dá certo. Então faça por você e pela sua saúde. 

Espero que vocês tenham gostado das dicas e do post. Não sou uma especialista, não faço nutrição, só estou falando das minhas experiências. Desculpa pelo post gigantesco, haha. Sinta-se livre para comentar sobre a sua opinião, lamentações, tristezas, felicidades, etc =) Beijos e fiquem na paz! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lamentações, críticas construtivas, compartilhamento de felicidade são sempre bem-vindos! =)