domingo, 8 de fevereiro de 2015

Livro: "A Redoma de Vidro"

Primeiramente, gostaria de pedir desculpas pela falta de posts dessa semana. O teclado do meu computador ficou maluco, parou de funcionar e ficou complicado pra postar! Mas cá estou eu, dei o meu jeitinho e peguei emprestado o computador da minha mãe, rs.

Um livro que eu comecei a ler na última semana de Janeiro e acabei na primeira semana de Fevereiro, um livro que eu não tinha ideia de como seria, um livro de uma autora que eu não sabia absolutamente nada sobre - escrita, história, outros trabalhos, etc. Foi uma autora que eu já ouvi falar, mas nunca soube ao certo quem ela era e sobre o que ela falava. Sim, este livro é: A Redoma de Vidro. E é sobre ele que eu vou comentar hoje aqui!


Comprei esse livro quando fui à livraria em meados de Dezembro. Vi essa capa rosa, bonita, escrito Sylvia Plath - A Redoma de Vidro e fiquei me perguntando: "Nossa, já ouvi falar desse livro, não me é estranho...". Pra quem já assistiu ao filme "10 Coisas que eu Odeio em Você" deve se lembrar da personagem principal, Kat, lendo esse livro. Sem contar várias outras pessoas que eu já vi comentando sobre... O livro é da Editora Globo com selo da Biblioteca Azul, essa nova edição é de Outubro de 2014. Tem 274 páginas bem organizadas e com uma ótima fonte (sim, sou dessas que repara nas fontes dos livros e afins).

A Redoma de Vidro é o único romance de Sylvia Plath. Ela é uma escritora e poetisa norte-americana. Uma das coisas que eu não sabia quando li o livro é que ele é quase um autobiográfico - "quase" porque os nomes e lugares foram alterados. Mas muitos acontecimentos do livro realmente aconteceram na vida de Sylvia Plath! A personagem principal é Esther Greenwood, uma jovem menina, super inteligente que vivia ganhando prêmios de redação. Um deles foi uma ida à Nova York, para fazer tipo um "estágio"  para uma revista teen por 1 mês. Isso realmente aconteceu com Sylvia Plath que trabalhou na revista Seventeen! Nessa ida à Nova York é onde ela começa a descrever todo o glamour que estava vivendo e todas as meninas à sua volta, os brindes que estava ganhando, etc. E já no fim dessa viagem ela começa a se tornar uma pessoa introspectiva... E é aí que você começa a ser apresentado para a redoma de vidro de Esther. Você acompanha essa jovem entrando em uma depressão. A escrita de Sylvia Plath é tão doce e tão maravilhosa que as coisas vão acontecendo e você não percebe, assim como as pessoas que entram em depressão também não percebem de cara. É um livro incrível que vale a pena ser lido! Mas sério, deixa pra ler esse livro quando você está em perfeita sintonia com a vida, haha. 

  "Há algo de desmoralizante em ver duas pessoas ficando cada vez mais loucas uma pela outra, ainda mais quando você é a única pessoa sobrando no quarto. É como ver Paris de dentro da última cabine de um trem que segue em direção contrária, a cada segundo que a cidade fica menor e menor, só você pode sentir que na verdade é você que vai diminuindo e diminuindo e ficando mais e mais solitária, correndo de todas as luzes e da excitação a milhões de quilômetros por hora."
Sylvia Plath cometeu suicídio na manhã de 11 de Fevereiro de 1963. Tomou uma grande quantidade de narcóticos e depois colocou sua cabeça dentro do forno, na manhã seguinte foi encontrada pela enfermeira que sentiu um grande cheiro de gás. 

2 comentários:

  1. Nossa, que pesada a história da escritora. Oo
    Tb conhecia esse título, mas não sabia do que se tratava o livro.
    Adorei sua resenha, fiquei com muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando descobri a história dela fiquei em choque! Sei lá... Não imaginava, mesmo! Haha. Acho que se eu soubesse da história da escritora antes de ter lido o livro ficaria mais curiosa e teria lido mais rápido. Well, mesmo assim, adorei a leitura e recomendo muito!!

      Excluir

Lamentações, críticas construtivas, compartilhamento de felicidade são sempre bem-vindos! =)