domingo, 1 de março de 2015

Um pouco Sobre Feminismo

Evidentemente, uma hora ou outra eu iria escrever sobre Girl Power e Feminismo. Acho que adiei um pouco esse post por motivos de: é uma coisa muito séria! E é um assunto que muitas pessoas evitam (Até mesmo as mulheres... Por algum motivo que eu nunca vou entender). Aliás, eu até entendo um pouco. Algumas pessoas tem preguiça de discutir sobre isso, talvez porque acham um assunto muito complexo, talvez porque não acreditam que o feminismo está certo, ou porque estão cansados das mulheres denominadas como "FemiNazis" postando um monte de textos revoltados no Facebook, onde tudo é machismo, e que os homens são uns merdas. Acredite: existe sim esse tipo de Feminista. Aquelas que tem raiva dos homens. Acho isso muito errado e pra mim essa mulher devia rever seus conceitos.

Feminismo não é um assunto complexo, mas é sim uma coisa difícil de "colocar em prática". Isso porque vivemos em uma sociedade já acostumada com "O homem que tem que pagar", "O homem que tem que te chamar para sair", "O homem que tem que abrir a porta do carro e ser cavalheiro", "O homem é melhor em esportes do que a mulher", "O homem ganha mais no trabalho do que a mulher", "O homem (...)". E todo esse blábláblá. Muitas mulheres não percebem que estão sendo extremamente machistas, e é super normal você não perceber isso (sério)! Pois vivemos em uma sociedade que já está acostumada com esse tipo de pensamento, como se ele fosse o certo. Imagine, há um tempo, a mulher era vista na sociedade como dona de casa! Os comerciais de eletrodomésticos se dirigiam (e até hoje se dirigem) diretamente para mulheres. Porém, hoje, nós temos capacidade de perceber que isso não está certo! E que podemos sim ser mulheres independentes, podemos ser trabalhadoras AND donas de casa, podemos não querer se casar, podemos tudo! Essa é a verdade. Não tem nada melhor nesse mundo do que poder ser independente! 

O feminismo é um movimento que propõe direitos iguais! Juro que não consigo entender como algumas pessoas não gostam dessa ideia, tanto mulheres (principalmente) quanto homens. O negócio do feminismo não é a mulher comandar o mundo, nem ser superior aos homens, é todos nós termos direitos iguais! Tanto para as mulheres, como para os gays, lésbicas, transexuais, para os negros, para t-o-d-o-s! Ninguém, absolutamente ninguém, vai sair prejudicado nisso.

Eu não me considero uma FemiNazi, eu não acho que tudo e todos são machistas, e nem tento puxar briga com ninguém por esse assunto. Se você quiser discutir, debater, e trocar ideias, beleza, vamos lá. Mas partir pra briga, tô fora! Acho que toda mudança deve começar por nós mesmos! Sabe aquela frase: "Seja a mudança que você quer ver no mundo"? Então, exatamente isso! Mostre o seu Girl Power. Odiar os homens ou postar trilhões de textos revoltados no Facebook não te fará mais Feminista. Tente mostrar suas ideias com seus atos.


Fico feliz que hoje em dia o feminismo é um assunto de fácil acesso - podemos pesquisar muito sobre isso na internet, e vários artistas usam o seu posto de pessoas midiáticas para ajudar a espalhar esse movimento. Uma dessas pessoas é a nossa queridona Beyoncé que desde Destiny's Child fala sobre isso. E recentemente na cerimonia do Oscar 2015, a Patricia Arquette aproveitou o seu discurso de vencedora para falar sobre direitos iguais. 
"To every woman who gave birth to every taxpayer and citizen of this nation, we have fought for everybody's equal rights. It is our time to have wage equality once and for all and equal rights for women in the United States of America." Patricia Arquette
Tradução: “A cada mulher que deu à luz cada cidadão e contribuinte desta nação, nós lutamos para os direitos iguais de todos. É hora de haver igualdade salarial de uma vez por todas para todas as mulheres nos Estados Unidos da América”

A lindíssima da Emma Watson também fez um discurso sobre o assunto. 

Discurso da Emma Watson para a campanha HeForShe

Sim, foi um post bem grandinho, mas espero que eu tenha despertado de alguma forma um interesse sobre o assunto. Vale a pena pesquisar mais! Sinta-se livre para comentar a sua opinião, ficarei feliz em responder. =) E ps: desculpa pela falta de posts, voltei para a faculdade e estou sem computador lá em São Paulo... Mas o blog sobrevive! 

6 comentários:

  1. Feminismo é realmente um assunto complicado de falar, ainda mais se a gente começa a falar o que acha porque ai brota gente do bueiro para vir falar algum lixo. Adorei seu post Ju porque ele foi bem "calmo" hahaha, tipo, você explicou o assunto de uma forma cautelosa sem querer empurrar ninguém no mundo do feminismo.
    Super concordo com o seu segundo parágrafo. Aplicar o feminismo nos dias de hoje pode ser um pouco confuso porque somos ensinados desde cedo que o homem que paga, que trabalha e que faz mais milhões de coisas. E sério, sinto pena dos homens porque fica tudo sobre os coitados, e se eles querem tentar fazer algo pra mudar (como por exemplo: cuidar da casa, dos filhos, etc) já são tachados de gays.
    Acredito que cada vez mais que os artistas começam a falar sobre isso o assunto fica mais leve e começa a se repercutir pelo mundo todo. Enfim, falei demais nesse post, me desculpe hahaha.

    Beijos Jú,
    http://viagem-a-terra-do-nunca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode falar a vontaaaaade, haha =) Obrigada por comentar, beijos!

      Excluir
  2. Feminismo é muitas vezes tratado como frescura de mulher. Ocorre que, sim, nós mulheres precisamos do feminismo! E podemos propagar a ideia do movimento de diversas formas. Há quem veja machismo em tudo, há quem não seja tão assim mas favorável à causa, mas o mais importante é propagar a ideia de uma forma que ela possa se tornar praticável para outras mulheres. Acho legal ter um didática mais "leve" para isso e seu texto atendeu a esse quesito de forma bem legal :)

    Emma Watson, Beyoncé e Patricia são algumas das mulheres que estão juntas nessa causa. É ótimo saber que cada vez mais temos mais integrantes. Seu post ficou ótimo e explicou tudo muito bem, adorei ♥
    Beijos,
    Nalu
    http://coisasafiins.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mesmo o feminismo sendo um assunto super antigo, muita gente ainda não tem noção do que REALMENTE se trata. Precisamos propagar a ideia de forma simples e clara, para que as pessoas possam entender.

      Obrigada por comentar! =)

      Excluir
  3. Eu li esse seu post fazem uns dias, mas não tinha conseguido comentar, haha.
    Adorei o post e como falou sobre feminismo.
    Muito me chateia as pessoas que distorcem o feminismo pra ideia de "ódio aos homens" ou de que as "mulheres querem ser melhores do que os homens", ou de que "o mundo não precisa de feministas". Parece que essas pessoas vivem em uma bolha, um mundo perfeito - aonde todo mundo é feliz, aonde mulheres não sofrem pelo simples motivo de serem mulheres (seja no trabalho por ganhar menos, por agressões físicas e assim por diante). Desde pequena, mesmo sem ter a mínima ideia do que era o feminismo, eu questionava minha mãe do porque eu não poder fazer certas coisas que meu irmão fazia, e ela respondia que: "ele é homem, você é mulher" - e nunca aceitei isso. Não que a culpa seja da minha mãe, é da cultura, de um histórico. E eu espero que quando eu tiver uma filha, ela não sofra com esse tipo de "limitação" que ainda (infelizmente) existe hoje em dia, por ser mulher.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Tudo isso vem de comodismo da sociedade. Mudança - mesmo que para o bem - nunca é fácil, quebrar a rotina, os hábitos... É difícil! E eu entendo isso... Mas acho que hoje temos ferramentas o suficiente para ir divulgando o feminismo e ensinando mulheres e homens que esse caminho não deve ser ignorado. =)

      Obrigada por comentar! Beijos

      Excluir

Lamentações, críticas construtivas, compartilhamento de felicidade são sempre bem-vindos! =)