segunda-feira, 4 de maio de 2015

Sétima Arte Brazuca: Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos

Resolvi criar uma série de posts diferentes no blog! Já venho comentando sobre cinema por aqui na série "Sétima Arte" onde falo um pouco sobre os filmes que assisti e gostei. Mas, hoje mesmo estava com o meu amigo no metrô comentando sobre cinema brasileiro e como a maioria de nós ignora e esculacha o mesmo... Comentários como "No Brasil o cinema é muito precário, só tem comédia romântica e besteirol". Se isso é mentira? Quase. Acho que falar isso é a mesma coisa de dizer: "A música no Brasil é muito podre, só existe funk e pop ruim". Existem sim coisas boas! Só devemos procurar. Porque o negócio é o seguinte: nos cinemas só vai passar o que é comercial; Vulgo: comédias românticas, atores globais, um filme que foi bem divulgado. Infelizmente é assim que funciona... E as pessoas continuam criando filmes desse jeito porque é o que dá dinheiro, é o que vende - o mesmo com os filmes de super-heróis que todo mundo reclama, mas por fim assiste! A demanda é maior e o que é diferente, experimental, fica escondido na internet ou em cinemas "especiais".

Eu sei que existem coisas boas brasileiras, mas também sei que é muito mais fácil cair à tentação do cinema americano. Admito que tenho preguiça de baixar filmes e adoro ir ao cinema! Então criei esse post exatamente para me motivar a deixar de preguiça e assistir mais filmes brasileiros, dar mais valor à nossa arte e ao nosso conteúdo. Claro que vou registrar toda essa trajetória - que não tem limite e/ou data para acabar - por aqui! Digo desde já que aceito sugestões de filmes para assistir. E sinta-se livre quem também quiser abordar esse tema/série no seu respectivo blog. (Se fizer, deixe o link para eu ir acompanhando!)


Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos é um filme de Paulo Halm, lançado em 2009. Lembro de ter assistido no TeleCine Cult, os meus motivos para vê-lo foram basicamente o nome (porque me chamou a atenção) e o ator principal, Caio Blat (por mais que ele seja um bom ator em qualquer meio, prefiro ele no cinema). O filme não tem nada de inovador, mas a forma que a história é contada e retratada é o que deixa tudo mais interessante, principalmente se tratando de um filme brasileiro em que já estamos acostumados com um "padrão", nesse filme vemos avanços no roteiro bem elaborado com um drama e uma pitada de comédia. 

Zeca (Caio Blat) é um escritor de 30 anos que se sustenta com o dinheiro do pai em um apartamento da Lapa, ele vive em completo ócio por não conseguir concluir o seu livro. Casado com Júlia (Maria Ribeiro), ele se sente infeliz na relação por desconfiar que a mesma está traindo ele com uma mulher. Com o tempo o ciúmes vai se transformando em desejo. 


A fotografia é muito bonita, mostra as ruas boêmias do Rio e muitas cenas dentro do apartamento de Zeca, a trilha sonora é ótima trazendo a versão de Caetano para a música "Nature boy", e você vê o filme com os olhos de Zeca - já que é narrado por ele - e isso é muito legal!

Se você já assistiu, comenta aí a sua opinião! Beijos de luz para todos =)

2 comentários:

  1. Oi Ju! Concordo com o que disse sobre o cinema brasileiro, e acho super legal essa sua iniciativa de difundir a parte boa dele. Nunca assisti a esse filme mas o título me deixou curiosa então vou ver se arrumo um tempinho para assisti-lo. Um filme brasileiro que eu tenho para te indicar é o "Do Começo Ao Fim". No geral o filme vai mostrar a paixão entre dois meio-irmãos. E esse filme tá disponível no YouTube mesmo. Espero que goste dele.

    Beijos,
    Gabi.
    http://viagem-a-terra-do-nunca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assiste sim, é bem legal! Sempre passa no TeleCine Cult. E dei uma pesquisada sobre o filme que você me indicou e fiquei bem curiosa, já coloquei na minha lista pra assistir =) Obrigadinhaa!

      Excluir

Lamentações, críticas construtivas, compartilhamento de felicidade são sempre bem-vindos! =)