quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Sétima arte: Le Voyage dans la Lune

Filmes clássicos é o que não falta. E é inevitável que você nunca tenha participado desse tipo de conversa:

- Ah, tem isso no filme x. 
- Nunca assisti esse filme. 
- Comoassimvocênuncassistiu???? É um clássico!

Sim, pois é. Essa conversa é super normal de acontecer. Ninguém é obrigado a virar cinéfilo da noite para o dia (ou para a vida). Tem gente que simplesmente não gosta de cinema, não vê graça em assistir filme - não sei como esse tipo de pessoa existe, mas existe! E tá tudo bem, sem problemas. Do mesmo jeito que existem pessoas fanáticas por cinema, pessoas que não ligam, também existem pessoas que não tem muita informação (ou mais precisamente: preguiça, pois informação com a internet nós temos de montes! rsrs) e acabam não conhecendo alguns dos clássicos da sétima arte. Estou aqui para apresentar um deles para vocês!   

Um dos mais importantes clássicos da sétima arte! Le Voyage dans la Lune, de 1902, um dos filmes fantásticos de Georges Méliès. Tá, aí você me pergunta:

- Mas quem diabos é esse cara? E por que você está falando de um filme de 1902? zzZZZzz

Fonte: We Heart It

Falando de um filme mais novo... Se você assistiu A Invenção de Hugo Cabret você provavelmente já sabe quem é esse cara (esse filme foi inspirado na história da vida de Méliès). Se você não assistiu, tudo bem, eu explico! 

Georges Méliès foi um dos percursores do cinema, ele é considerado o "pai dos efeitos sonoros", também foi o primeiro cineasta a usar desenhos e storyboards para projetar suas cenas. Seu filme mais famoso é Viagem à Lua (Le Voyage dans la Lune). É lembrado até hoje, pois Georges usou técnicas de dupla exposição do filme para obter efeitos especiais, coisa que na época é super inovadora! O cara fez mais de 500 filmes. Enfim, resumindo: o cara foi foda! Vou deixar o link para você assistir ao filme (que hoje seria considerado um curta de 15 minutos), vale a pena conferir!


2 comentários:

  1. foi engraçado ler seu post por que me fez lembrar que as pessoas geralmente não gostam do meu gosto de filmes, mas geralmente os clássicos são os que eu mais gosto.

    amei os abacaxis no fundo. <3

    ResponderExcluir

Lamentações, críticas construtivas, compartilhamento de felicidade são sempre bem-vindos! =)