quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Dicas básicas para estudar Fotografia!

Esse semestre estou tendo aula de Estudos Fotográficos. Aprendendo a teoria da fotografia mesmo e fazendo algumas aulas práticas. Para tirar boas fotos e ter um "olhar fotográfico" não é preciso ser um fotógrafo profissional (não desmerecendo essa profissão, que sei o quão foda é e o quanto de estudo tem que ter para ser um profissional da área). Porém, esse tal "olhar fotográfico", para mim, é uma foto não só bela, mas com sentimento! As fotos nos passam uma história, é uma recordação, quase uma "prova" de que aquilo foi real! 

"Todas as fotos são Memento Mori. Tirar uma foto é participar da mortalidade, da vulnerabilidade e da mutabilidade de outra pessoa (ou coisa). Justamente por cortar uma fatia desse momento e congelá-la, toda foto testemunha a dissolução implacável do tempo" 
(pag 26. Sobre Fotografia, de Susan Sontag)

Mas vou falar uma coisa pra vocês: saber a teoria e as técnicas faz sim muita diferença! Você consegue tirar fotos melhores e tendo um pouco de percepção visual tudo fica ainda mais lindo. Dá para estudar sobre fotografia na internet! Pesquise vídeos, livros, procure referências, seja curioso!!! Depois é só ir praticando (Não precisa de uma câmera profissional. Use o celular, a câmera semi-profissional, enfim... Treine com o que você tem nas mãos!). 

Foto por: Gabriel. Essa sou eu tentado pular alto!
Foto por: eu mesma! haha
Onde encontro referências/inspirações legais? Flickr é um dos melhores lugares, também temos o Instagram que é de fácil acesso, sites sobre fotografia, livros de fotógrafos famosos como: Cartier-Bresson, Sebastião Salgado, Art Kane...

Vale a pena fazer um curso de fotografia? Essa eu tô respondendo sem experiência. Ia começar um curso, mas como comecei a estudar sobre isso na faculdade, deixei de lado. Os cursos de fotografia geralmente são bem caros. Se você tem dinheiro para investir e quer aprender o básico, acho que vale a pena sim! Toda experiência é válida. Mas se você não tiver tempo/dinheiro, não se desespere! Porque dá pra aprender/estudar por conta própria. Tudo depende da sua dedicação (treinar ajuda muito também! Assim você vai aprimorando o seu conhecimento).

Preciso ter uma câmera f*dida para aprender fotografia? A teoria é meio complicada então se você nunca, nunquinha, mexeu em uma câmera (seja ela digital ou analógica), aí fica mais difícil de aprender. Mas se você é um ser humano e vive no planeta terra, provavelmente já deve ter tocado em uma câmera. Não precisa gastar horrores comprando uma câmera profissional logo de cara! Compre uma mais de boa e invista em lentes - recomendo a 50mm para a primeira compra!

E edição? Photoshop é a melhor ferramenta para o tratamento de imagens, óbvio que existem outros editores também... Você pode ir testando e vendo qual é o melhor para você. Para edição de fotos no celular recomendo o VSCO Cam, é de graça e tem todas as funções que você precisa (contraste, brilho, saturação, filtros etc) sem contar que lá no app você pode divulgar suas fotos no VSCO Grid! Um ótimo lugar para inspiração também. 

E isso é tudo pe-pe-ssoal! Espero que tenham curtido o post. Foi resumido e direto ao ponto porque se eu fosse escrever tudo iria ficar gigantesco! Mas acho que vocês entenderam o espírito da coisa, né? Se tiverem alguma dúvida ou alguma coisa para acrescentar ao post (dicas de apps, experiência própria etc) é só deixar nos comentários, ok? Beijos de luzzz =)

3 comentários:

  1. Oi Ju!
    Na fotografia acho que toda (toda mesmo) experiência é válida... Nada de começar com uma super câmera, tenho pra mim q quando começamos com um equipamento mais simples nós tiramos criatividade até de onde não tem pra alcançar o resultado, e isso é ótimo!
    Como fotografia sempre foi minha paixão, desde os tempos de analógica, resolvi que queria seguir essa profissão.
    Hoje faço curso superior de fotografia e sou muito feliz por fazer o que eu amo, mas independente de graduação, curso básico, estudo em casa ou seja lá o que for, o importante é nunca parar de estudar, porque na fotografia sempre temos coisas para aprender né?!
    Amei seu blog e fale mais sobre fotografia por favor <3
    Beijos Beijos!

    alvoreci.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, toda a experiência é válida! A pessoa pode ter só uma câmera no celular e mesmo assim ir explorando outras coisas... Claro que ela não vai ter a noção de alguns elementos como ISO, abertura, etc... Mas já dá para ir aprimorando o olhar, o que pra mim é uma das coisas mais importantes da fotografia!
      Pode deixar que futuros posts sobre fotografia virão! =)
      Beijos de luzzz

      Excluir
  2. Quando vi que a postagem falava sobre fotografia fiquei ainda mais interessada em lê-la! Agora tô aqui amando teu blog hahah E sobre "(...) para mim, é uma foto não só bela, mas com sentimento!" concordo plenamente!

    Beijos, Utopia da Jess.

    ResponderExcluir

Lamentações, críticas construtivas, compartilhamento de felicidade são sempre bem-vindos! =)