terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Aceitação e Transição Capilar

Essa coisa de se aceitar é incrivelmente maravilhosa! Você passa a ser mais confiante, sua auto estima melhora, você simplesmente brilha e transcende energias boas pra lá e pra cá. Sim, tudo isso pelo simples fato de você se aceitar e se amar. Você não precisa mudar para agradar ninguém! E nem pirar para o que os outros estão comentando. Foi nessa vibe que eu decidi, em meados de Maio de 2015, que eu iria parar de alisar o meu cabelo e passar por uma Transição Capilar. Fala-se muito disso hoje em dia (ainda bem!), decidi compartilhar um pouco por aqui (aliás, é uma das coisas que mais me "transformou" no ano passado). 

A transição capilar é quando você deixa de passar produtos químicos (alisar o cabelo) e passa a deixar o cabelo crescer naturalmente - voltando os cachos/ondas e afins.
Por que decidi voltar ao natural? Porque fazem mais ou menos 6 anos que não vejo o meu cabelo "original, real, oficial" - e quando eu percebi isso me assustei muito! Senti falta dele. Sem contar que as químicas que eu passava no cabelo faziam muito mal, ficava o dia inteiro trancada no salão com os olhos ardendo. Meio que passou um filme na minha cabeça do real motivo d'eu ter pensado em alisá-lo um dia na vida! A resposta? Influência. Sim, era o que eu queria no momento e não me arrependo 100%, mas vejo que no fundo foi influência da sociedade, da mídia, e até do pessoal ao meu redor que fazia comentários chatos. Alisei o meu cabelo pela primeira vez com 13 anos de idade. Minha mãe passou por uma transição há 3 anos e hoje está mais linda do que nunca com seus cachinhos - ela foi com certeza uma das minhas maiores inspirações para voltar ao natural!

Hoje as cacheadas estão com um espaço maior nas lojas de beleza - várias marcas criando produtos específicos para nosso tipo de cabelo - mas ainda sofremos preconceito, os cachos ainda são vistos como o velho "cabelo ruim". Sem contar na ignorância de muitos cabeleireiros que não sabem cuidar de um cabelo cacheado, pois estão acostumados a olharem para um e já dar a idéia de progressiva. Ainda espero o dia em que esse preconceito suma. 

Você que nasceu cacheada e sofreu com os comentários familiares e dos amiguinhos da escola: não se deixe levar por eles. Você é linda e quem tem que amar o seu cabelo é você! A escolha é toda sua. Se você quer continuar alisando, vá em frente. Mas faça isso por você e não porque a sociedade diz que esse cabelo é o "mais aceitável e bonito".

Há 9 meses estou sem progressiva! Ainda faltam uns 6 dedos para o meu cabelo estar 100% natural. Estou cortando aos poucos. Hidratando e nutrindo muito! Essa transição me mudou externa e internamente! Percebi que a alimentação faz toda a diferença. Nesse processo aprendi a me aceitar, me amar, até maquiagem eu diminuí (uso muito pouco!), comecei a pesquisar cada vez mais sobre produtos naturais. Minha dica é: se você quer passar pela transição, comece agora! Você não vai se arrepender. 

Artigos super legais e inspiradores para vocês! 

Esse é só o começo de uma onda de posts que vou fazer por aqui (indicação de produtos, dicas, falar mais sobre meu cabelo, textos e desabafos). E você que tem uma história parecida ou uma opinião para dar, sinta-se livre para comentar!

Beijos de luz e fiquem na paz =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lamentações, críticas construtivas, compartilhamento de felicidade são sempre bem-vindos! =)