terça-feira, 28 de outubro de 2014

Um desabafo sobre a Geração Y

Com as redes sociais nós nos acostumamos a querer mostrar nossas opiniões e felicidades/frustrações a todo momento! Será que isso é certo saudável? Eu não acho que seja. 


Cheguei em São Paulo no domingo e vi que havia esquecido o  meu carregador do celular na minha cidade, na hora bateu aquele desespero. Como assim vou ficar sem o meu celular a semana inteira? Como vou conseguir comer um Crepe de Nutella e não fotografar para postar no Instagram e falar para a minha irmã (que ama Crepe) o quão delicioso e enjoativo é aquilo? Aí, sentada no meio do caos que é a Paulista, comendo o meu crepe, pensei: Por que eu preciso fotografar isso? Está na minha memória (e no meu estômago). Eu não preciso de uma foto para mostrar para minha irmã que eu comi o Crepe, é só eu falar para ela - e melhor! Descreve-lo! Com isso percebi como nós nos acostumamos a tirar fotos de tudo ao nosso redor (culpa do Instagram!). Percebi também como perdemos a tão maravilhosa arte de nos comunicar, de descrever as coisas do jeito que nossos olhos vêem. Está tudo na nossa mente! 

Eu amo fotografia, admiro muito, tiro fotos de tudo endoidada! Mas tudo tem um limite. O celular substitui muitas coisas (a tecnologia em si). Sim, quebra um puta de um galho ter um celular moderno com todos esses mequetrefes que facilitam a nossa vida. Mas com isso nós vamos nos esquecendo da moda antiga, por exemplo: tentar se localizar e chegar a algum lugar com um Mapa de papel! Tecnologia falha, uma hora precisaremos voltar aos nossos antigos hábitos e teremos esquecido. Quem já não esqueceu de algumas coisas, né? Essa facilidade toda está apressando as pessoas, fazendo expor coisas da nossa vida que muitas vezes não é preciso, nos deixando preguiçosos e ao mesmo tempo ágeis - não conseguindo esperar se quer a mensagem enviar em um tempo mais lento. Temos que usar a tecnologia a nosso favor e não abusar dela ou deixá-la nos ultrapassar! Quem nunca passou pela situação de estar em um restaurante com os amigos e todos - TODOS - estarem com o celular na mão? Quem nunca foi uma dessas pessoas com o celular na mão? Tudo tem seu tempo. Para aproveitar o momento, a natureza, os amigos, o amor, e todas essas coisas boas nós não precisamos da tecnologia (nossos avós não tinham isso e eram mais felizes, lembra-se?). Então, deixe o eu celular de lado por um momento e aproveite o que está na sua frente!

Deixo aqui uma matéria mostrando como a internet e alguns gadgets substituíram alguns hábitos antigos: (Clique aqui para ler!) 

Um comentário:

  1. Ótima postagem! Também adoro tirar fotos, mas tudo tem limite. Seus exemplos me fizeram até sentir saudade de quando não vivíamos cercados e vidrados em tecnologia...

    Escolhas Alternativas

    ResponderExcluir

Lamentações, críticas construtivas, compartilhamento de felicidade são sempre bem-vindos! =)